GLÓRIA DA RESSURREIÇÃO ABREU FRANÇA

Doutora em Linguística, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Ciências da Linguagem, pela École Doctorale Erasme, Laboratório Pléiade, da Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité.Professora de língua francesa e de Literatura de língua francesa, no curso de Letras, da Universidade Federal do Maranhão. Faz parte do grupo de pesquisas Mulheres em Discurso/CNPq, coordenado pela profª. Drª. Monica Zoppi-Fontana, com enfoque na articulação teórica Análise do Discurso e Estudos de Gênero. Mestra em Ciências da Linguagem/Linguística, "Linguagem, Línguas e Fala: teorias e práticas", pelo Institut de Linguistique et Phonétique Génerales et Appliquées, ILPGA, pela Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle. É líder do grupo GEPEDIS (Deler-UFMA). Tem experiência em estudos voltados para questões de gênero e sua relação com o discurso.

JOSÉ HAROLDO BANDEIRA SOUSA

Doutorado em Linguística (Área de Concentração: Linguística Cognitiva) Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Possui mestrado em Ciência da Literatura (teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Professor do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Maranhão. Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos campos da Sociolinguística, Fonética/Fonologia, Pragmática e Linguística Cognitiva.

JOSÉ HENRIQUE DE PAULA BORRALHO

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Possui Pós-Doutorado em Teoria Literária pela UFRJ. É Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Historiografias e Linguagens (NEHISLIN - www.nehislinuema.com), membro da Associazone Brasilianiste ittaliane Jacarandá, das Universidade de Genova, Milão e Brescia. É Professor adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (UEMA) e do Programa em Letras da UEMA. Vice-Coordenador do Mestrado em Letras – UEMA. Tem experiência na área de História e literatura, Teoria da História, Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e historia, literatura e filosofia, literatura africana de língua portuguesa.

MARIA JOSÉ NÉLO

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é professora concursada na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e na Universidade Estadual do Maranhão. Tem estudos na área de Linguística, com atuação no ensino de língua portuguesa como materna e estrangeira.

Mônica Magalhães Cavalcante

Professora Associada IV da Universidade Federal do Ceará. Pós Doutora em Linguística na Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. Tem pesquisas na área de Linguística do Texto, com ênfase em Referenciação, intertextualidade, metadiscursividade, argumentação, heterogeneidades enunciativas, gêneros do discurso, articulação tópica e sequências textuais. É líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Protexto (UFC).

Mariza Angelica Paiva Brito

Professora do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH /Unilab). Professora Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB); Pós-Doutora em Linguística de Texto. Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. Líder do GELT - Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (CNPq / UNILAB). Membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL); Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará; Desenvolve pesquisas na área de Linguística Textual, Psicanálise, heterogeneidade enunciativa e argumentação.

PAULA FRANCINETI RIBEIRO DE ARAÚJO

É Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013) com estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Université de Genève, com Jean-Paul Bronckart e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados, na linha de pesquisa Linguística Aplicada e Estudos de Fronteira. Professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente com alfabetização e letramento de jovens e adultos, prática de ensino, formação de professor e produção de materiais didáticos. Líder do Grupo de Estudo, Formação e Linguagem - www.geforlin.com - vinculado a PRPGI/IFMA e participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) vinculado ao PPGL/UFC.

Silvana Maria Calixto de Lima

Professora Associada da Universidade Estadual do Piauí. Professora do Mestrado Acadêmico em Letras. É coordenadora do grupo de pesquisa GETEXTO (CNPq/UESPI). Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística do Texto e Linguística Cognitiva.

Vanda Maria da Silva Elias

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2003) e pela Universidade Federal do Ceará (2016-2017). É professora adjunta de Língua Portuguesa na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - curso de Letras. Foi professora associada do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atuou de 1993 até 2014, dedicando-se ao ensino na graduação e na pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), à pesquisa e à extensão universitária. Desenvolve pesquisas relacionadas ao texto, escrita, leitura, hipertextualidade e ensino de língua portuguesa. É líder do grupo de pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO). É membro do GT Linguística do Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). É pesquisadora do grupo Protexto (CNPq-UFC) e do grupo Escrita, leitura e ensino de língua portuguesa (PUC-SP). Pela Contexto, é co-autora de obras como Ler e compreender: os sentidos do texto; Ler e escrever: estratégias de produção textual; Escrever e argumentar; organizadora da obra Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura e coordenadora da coleção Linguagem & Ensino.