A "I Jornada de Linguística Textual: diálogos em estudo da linguagem", promovida pela linha de pesquisa 2: Estudos da Linguagem e Práticas Discursivas, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras-UFMA), com o apoio do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (DELER) propõe um momento de discussões acadêmico-científicas sobre fundamentos e processos do uso dinâmico e complexo da linguagem, com destaque para os estudos do texto, empreendidos pela Linguística Textual.

A Linguística Textual, de modo geral, corresponde a uma área de investigação da Linguística, que toma por objeto o texto como unidade de sentido constituída por múltiplas dimensões.

Sempre atentas aos diferentes aspectos que delineiam o signo textual, as pesquisas acadêmicas desse campo de estudo destacam-se como recurso muito importante para o ensino da Língua Portuguesa, visto que investiga complexas questões que envolvem a compreensão da linguagem, ao realizar estudos específicos e empíricos. As pesquisas desenvolvidas pela Linguística Textual trazem, também, resultados importantes no âmbito da produção acadêmica, como a participação e/ou apresentação de trabalhos em congressos e similares, com disseminação dessas pesquisas em publicações especializadas.

Nesse sentido, os temas propostos por esta Jornada ancoram-se numa noção interacional e dialógica de língua, que compreende os sujeitos como agentes sociais que mutuamente se constroem por meio de textos. Neste caminho, buscamos encontrar parcerias inspirados em um diálogo dentro da grande área das Ciências Humanas, investigando os diferentes modos de construção de significações, de sentidos, de compreensão e de interpretação, mantendo o texto como foco principal da I Jornada Nacional de Linguística Textual (I JOLINT), a ser realizada na cidade de São Luís, Cidade Universitária Dom Delgado, nos dias 6 e 7 de junho de 2019, no Centro de Ciências Humanas da UFMA. O evento propõe reunir professores universitários, graduandos e pós-graduandos de vários estados brasileiros, professores e alunos da rede municipal e estadual de ensino e demais membros da comunidade para um debate sobre o tema Linguística Textual: diálogos em estudos da linguagem.

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA

O evento se justifica na medida em que é uma oportunidade singular para se reunirem especialistas em Linguística Textual no Estado do Maranhão. Os debates do evento propõem reunir profissionais da educação básica e pesquisadores renomados no cenário nacional em reflexões relativas à produção e a recepção do texto, nas interações comunicativas da atualidade, marcada por relações sociais líquidas, extremamente fluidas, inclusivas e dinâmicas.

O I JOLINT se constitui um lugar de visibilidade dessas discussões, no âmbito nacional, ao congregar pesquisadores, docentes e discentes em diferentes perspectivas acadêmico-científicas em experiências de troca de informações e de dialogicidade.

Outro ponto importante que justifica a importância e relevância do evento é o fato de o I JOLINT ter como propósito proporcionar maior interação entre pesquisadores(as) de instituições de ensino e pesquisa maranhenses, e comunidade em geral das regiões brasileiras, além de fortalecer as linhas de pesquisa sobre o texto por meio da socialização das produções científicas já consolidadas.

A pertinência do evento fundamenta-se na necessidade de se formar uma rede de contatos e um intercâmbio de informações sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito dos estudos textuais.

A iniciativa também se justifica por possibilitar maior interação entre alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de Letras e áreas afins, de diferentes instituições, por meio de palestras, comunicações, pôsteres e mesas redondas, dando oportunidade a uma interação de experiências, essencial para o desenvolvimento, atualização e socialização do conhecimento científico. Além de poder ampliar as redes de relacionamentos dos participantes, o I JOLINT garantirá reflexões amplas e profundas discussões sobre a complexidade das relações textuais e discursivas na sociedade contemporânea, para estudos de distintas áreas.

OBEJETIVO GERAL

Ampliar as reflexões teóricas que se estabelecem nas interfaces dos estudos do texto na contemporaneidade – observando suas relações com outros estudos da linguagem – e estabelecer um intercâmbio mais sistemático com pesquisadores nacionais de distintas áreas do conhecimento.

OBEJETIVOS ESPECÍFICOS

- Intensificar as reflexões teórico-analíticas relacionadas ao texto e às práticas discursivas na contemporaneidade, sobretudo aquelas voltados para questões relativas à região amazônica;

- Discutir perspectivas interdisciplinares dos estudos textuais na contemporaneidade;

- Estimular a participação em eventos científicos de alunos de graduação e de pós-graduação;

- Fortalecer as Linhas de pesquisas do PGLetras (UFMA).